quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A maré está virando

Postado por Gary L. Francione em seu blog/podcast em 26 de janeiro de 2010

Caros(as) colegas:

Victor Schonfeld, o diretor do influente The Animals Film [O filme dos animais], de 1982, complementou seu programa de duas partes transmitido pela BBC World Service, One Planet: Animals and Us [Um planeta: os animais e nós], com o editorial The Five Fatal Flaws of Animal Activism [As cinco falhas fatais do ativismo animal] no Guardian, um dos principais jornais do Reino Unido.

Schonfeld mais uma vez deixou claro que o movimento dominante perdeu o rumo. Ele criticou as campanhas do bem-estar, a promoção das carnes e outros produtos animais “felizes”, o persistente sexismo da PETA e o fato de darem prêmios a projetistas de matadouros. Mais uma vez, ele endossou a ideia de que o veganismo deveria ser a base moral.

Chama a atenção o fato de que Schonfeld foi criticado pelo Vegan Outreach, que agora é, de forma transparente, parte da iniciativa bem-estar animal / carne “feliz”. Porém, mais notável ainda foi que, três dias depois de o editorial de Schonfeld ser publicado, Ingrid Newkirk, da PETA, respondeu no the Guardian, defendendo o status de organização de bem-estar animal da PETA e chamando suas campanhas sexistas de “palhaçadas inofensivas”.

Eu escrevi um texto no blog sobre o editorial de Newkirk.

Neste Comentário, discuto se a maré está virando a favor de um ativismo vegano abolicionista não-violento e criativo. Meus convidados são o Dr. Roger Yates, que leciona sociologia na University of Wales e na University College (Dublin), e é um importante sociólogo do movimento de defesa animal, e Vincent J. Guihan, um aluno de doutorado da Carleton University, no Canadá, que tem um sentido bem afiado da política do movimento de defesa animal.


Gary L. Francione
© 2010 Gary L. Francione


Nenhum post relacionado.

Tradução: Regina Rheda