domingo, 10 de janeiro de 2010

A importância da adoção; há tantas Christines


Caros(as) colegas:
Há algumas semanas, nós adotamos Christine. Ela é uma golden retriever de 9 anos que foi entregue pela sua família humana a um abrigo que mata, em sua cidade. A família “não tinha mais tempo para ela”. Christine foi adotada por uma pessoa que a devolveu um dia depois, dizendo que a cachorra não tinha se dado bem com o outro canino da casa.

Nós adotamos Christine porque é mais difícil conseguir lares para cães mais velhos, particularmente se eles já tiverem sido devolvidos. Ela é só alegria e, assim que entrou em nossa casa, já se deu muito bem com nossos outros cachorros. Adora brincar na neve e aos poucos está superando a confusão que necessariamente ocorre quando você está em um lugar por nove anos e daí não está mais. E ela absolutamente ama sua comida vegana! (Mas, para ser justo, ela é uma golden e comeria até papelão, então nós achamos que os nossos caninos mais seletivos são uma indicação melhor do quanto os cães apreciam uma boa refeição vegana).
Há sempre animais não-humanos necessitando de lares, mas, dada a atual crise econômica, muitas pessoas estão perdendo suas casas, e muitos abrigos já estão lotados ou quase lotados. Há tantos casos tristes por aí.
Por favor, se você puder adotar um animal sem lar –um cão, um gato, uma ave, um camundongo, um peixe– qualquer um que precisar de um lar, adote. A adoção é uma importante forma de ativismo; eles estão nessa situação por nossa causa. O mínimo que podemos fazer é cuidar de alguns deles.
E se você adotar, não esqueça que talvez precise de algum tempo e esforço para fazer um novo membro da família se acostumar e se sentir à vontade com a nova família dele. Se um novo cão ou gato tiver alguma dificuldade para se ajustar, não desista. Isso é normal. Nós tivemos vários cachorros “problemas” ao longo dos anos e sempre fomos capazes de resolver o problema com amor, paciência e compreensão.
E uma coisa eu posso dizer com certeza: nossa família canina tem nos retribuído todo esse amor, multiplicado.
Então por favor adote, se puder.

Gary L. Francione
© 2010 Gary L. Francione

Posts relacionados:

Tradução: Regina Rheda