sexta-feira, 19 de março de 2010

Euforia? Para quem?

Postado por Gary L. Francione em seu blog em 17 de março de 2010

Caros(as) colegas:
Em meu post anterior, Sócios na exploração, discuti os vários esquemas de selo e rotulagem que são apoiados e promovidos pela HSUS, a PETA e outras corporações de bem-estar animal.
Bem, vejam só. Ontem fui ao Whole Foods Market local, vocês sabem, aquele que a PETA premiou como o melhor varejista amigo dos animais (Best Animal-Friendly Retailer) e peguei a revista do Whole Foods, “Whole Deal”.
E havia um cupom para os “All Natural Brown Cow Parfaits”, que aparentemente são combinações de diferentes sabores de iogurte.
Iogurte? Mas isso não envolve sofrimento e morte de animais?
Não se preocupem. Conforme podem ver:
Esse iogurte porta o “Certified Humane Raised & Handled Label”. O Certified Humane Raised and Handled Label é o selo de aprovação fornecido por uma organização chamada Humane Farm Animal Care, que o desenvolveu com seus parceiros, incluindo a Humane Society of the United States. O selo HFAC/HSUS é descrito como “uma certificação ao consumidor e um programa de rotulagem” para assegurar aos consumidores que os produtos com o selo, como “ovos, laticínios e carne de vaca ou frango foram produzidos tendo-se em mente o bem-estar do animais de fazenda”.
Na parte do cupom que tem letras miudinhas, está escrito que o Brown Cow Parfait:
“Cumpre os padrões do programa da Humane Farm Animal Care, que inclui uma dieta nutritiva sem antibióticos ou hormônios, e animais criados com abrigo, áreas para descanso, espaço suficiente e condições para ter comportamentos naturais”.
Por favor, notem que a vaca no cupom está usando uma touquinha de serviço e segurando uma colher com a boca. Então está tudo certo. Como veem, ela está lhes servindo de livre e espontânea vontade esse produto feito com o sofrimento e a morte dela e de seus filhos.
Na parte de cima do cupom está escrito “Euforia!” A palavra “euforia” é definida como “uma sensação de felicidade ou bem-estar”.
E euforia de quem? Estamos falando da sensação de felicidade ou bem-estar de quem?
Talvez a euforia da organização Humane Farm Animal Care, que cobra uma taxa por seu selinho de aprovação? Talvez a euforia da HSUS, que promove esses produtos “humanitários” de forma que seus membros e o público em geral possam se sentir bonzinhos comendo os produtos feitos com a tortura de animais? Talvez a euforia do Whole Foods, que vende carne “humanitária” e produtos animais “felizes” e ganha uma fortuna fazendo isso? Talvez a euforia da PETA, que dá prêmios a lugares como o Whole Foods de forma que, como a HSUS, possa tirar proveito da arrecadação de fundos “carne feliz” e encorajar o consumo de animais?
De uma coisa podemos estar totalmente certos: não é a euforia da vaca.
Se vocês não forem veganos(as), tornem-se veganos(as). É incrivelmente fácil. É melhor para a sua saúde. É melhor para o planeta, que sustenta todas as formas de vida. E o mais importante é que é a coisa moralmente certa a fazer.
Gary L. Francione
© 2010 Gary L. Francione

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Tradução: Regina Rheda