quarta-feira, 6 de abril de 2011

Elefantes: eles podem pesar mais do que as galinhas, mas não em termos de moralidade

Postado por Gary L. Francione em seu blog em 4 de abril de 2011

Caros(as) colegas:
Este site [Animal Rights: the Abolitionist Approach] está alojado no Godaddy.com. Alguns defensores dos animais me escreveram pedindo que eu pare de usar o Godaddy.com porque o executivo-chefe CEO Bob Parsons matou um elefante na África.
Eu certamente sou contra atirar em elefantes; o que Parsons fez foi terrível.
E eu pretendo trocar de provedor para alojar nosso site.
Mas, francamente, isso não tem nada a ver com o fato de Parsons ter atirado num elefante.
Não estou contente com o Godaddy.com como provedor. O site cai periodicamente, muitas vezes sem explicarem por quê, e há certos serviços que não podemos ter através do Godaddy.com. Então estamos vendo alternativas.
Mas não consigo entender por que alguém pensa que o fato de Bob Parsons matar um elefante é, em si, uma razão para mudar do Godaddy.com. Tenho certeza de que os executivos-chefes de todos, ou quase todos, os outros provedores comem carnes e consomem produtos animais. Em quê o que Parsons fez é diferente do que essas outras pessoas fazem quando vão ao mercado e compram carne, ou leite, ou seja lá que produto animal?
Essa é um pergunta retórica. Não há diferença. É que alguns de nós pensam que certos animais, como os elefantes, as baleias ou os filhotes de foca, são “especiais” e importam mais, moralmente, do que outros. Eu discordo. Não há nenhuma diferença moralmente relevante entre um elefante e uma vaca ou um porco ou uma galinha ou qualquer outro não humano senciente que exploramos.
A reação a Parsons é semelhante à reação a Michael Vick e, de maneira semelhante, não faz sentido. Parsons e Vick exploravam animais “especiais”–animais que nós transformamos em fetiches. Mas isso se trata nós; não tem nada a ver com o valor moral dos animais envolvidos.
Se alguém souber de um bom provedor de alojamento de sites que seja vegano, por favor nos avise. Caso contrário, não caiam nesse absurdo de que alguns animais importam mais do que outros.
Um elefante pode pesar mais do que uma galinha, mas não em termos de moralidade.
Se você não for vegano(a), torne-se vegano(a). É fácil; é melhor para a sua saúde e o planeta. Mas o mais importante é que é a coisa moralmente certa a fazer.
Gary L. Francione
© 2011 Gary L. Francione
Nenhum post relacionado.
Tradução: Regina Rheda